Como um trânsito de domingo….

Hoje, no final deste dia, São Paulo vai ter 500 novos carros. Amanhã, anoitinha, a cidade vai adormecer com mais 500 novos carros. Depois de amanhã, mais um dia irá terminar com mais 500 novos carros.
No final do mês, a metrópole fechará a conta com 20 mil veículos a mais andando em suas ruas.
Dá para acreditar? Dá.

Pela janela de casa, consigo ver os fárois acesos, e a Av. Paulista parada.
Se você começar a ler esse texto de novo, some aos 500 carrinhos mais 160 meios de transportes (que incluem motos, ônibus, caminhões) que estréiam na cidade todos os dias.
Em Sampa, todo mundo sonha é com o trânsito de domingo. Nesse dia sim, flui como água, desliza e não faz barulho.
Às vezes, parada no trânsito fico pensando lá pra frente, daqui três anos. Que seja dois. Que seja um. O que será da cidade paulista? Os carros criarão asas? Ou o teletransporte já estará funcionando?

Essa questão do teletransporte é engraçada. Se realmente fosse possível (quem sabe um dia) as empresas de meios de transportes iriam falir. Quantas pessoas perderiam o emprego? Entre motoristas de ônibus, vans e os empresários donos das fabricantes de automóveis.

Bom, voltando os pés nos chão, a verdade é que a frota de veículos cresce 8 vezes mais que a população de São Paulo. E a nossa única saída, é o transporte público. Mas como fazer isso se a publicidade no setor movimenta como nunca as vendas de carros, e os nosso ônibus são ruins a beça? Eles não oferecem conforto, cadeiras suficientes e a segurança necessária. Dificil assim, convencer alguém a fazer a troca.
E se a cidade resolver colocar o capacete e adotar as ciclovias? Já pensou? Ciclistas e mais ciclistas. Geração saúde, sem trânsito, sem poluentes. É uma saída, mas que precisaria de campanhas de conscientização para conseguir grande adesão.
Bom, sem contar que quem já está de carro não quer trocá-lo por nada, só quer que o governo arrume formas de melhorar sua condição de motorista, parado no trânsito. Há projetos sim, de construção de miniáneis que ajudam no descongestionamento. Mas…. para fazê-los, leva dinheiro, tempo, já que adaptam-se ruas, semáforos……
Eu fico com o trânsito de domingo. E vc? O que sugere?

Beijos, e obrigada a todos pelos comentários e pelas visitas! O blog completa uma semana de funcionamento =)
dados trânsito: O Estado de São Paulo
Anúncios

5 comentários sobre “

  1. Tenho uma sugestão…Que tal trocarmos todos os carros por bicicletas? Com certeza..o ar ficaria menos poluído, o silêncio reinaria na cidade,muitos obesos emagreceriam….Mas, pensando por outro lado…muita gente iria ficar gripada com tanta garoa na cabeça…rs…Bjo da Laris!

  2. Clarinha, to vindo aki dxar um pitaco no seu flog…e meu pitaco eh: continue sendo essa grande jornalista, vc vai longe…seja d carro, d moto, bicicleta, busão ou ateh teletransporte…Bjinhoos!Djups: Sugestão?! Curti a idéia da bicicleta…mas com um “calorzinho” desses metade da população ia morrer d desidratação…hmmm…pensando bem, isso resolveria tb o problema populacional…bah!…mais fácil rezar pro transito da semana virar transito d domingo!

  3. cherie, vou contrariar suas estitisticas: adoro andar a pé e tenho carro. Semestre passdo quando estudávamos atarde, ia de onibus ate a brigadeiro luiz antonio e de la ia a pé até o Mackenzie só por puro prazer. Me sentia uma pessoa leve, com bem noes stress (tenho pesadelos com CETS) e seu perto da minha casa tivessem mais linhs de onibus ou metro e fosse mais rapido, eu não hesitaria em parar de jogar gas-carbonico no ar, aponsentar meu carro a baladas no fim de semana e andar por aí. Aconselho o mesmo as pessoas, faz muito bem!!

  4. Por isso que ainda prefiro o trânsito infernal de Araçatuba, principalmente os congestionamentos do condominio Ventura. Beijão!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s