
Se não trazes à tona, o que está dentro de ti, o que não está dentro de ti, te destruirá”.
O ser humano passa por uma série conflitos.
E esse ainda é só o começo. Ainda há o medo, as incertezas e a dúvida.
Nick Tosches, é um escritor que ficou famoso pelo seu livro “A última casa de Ópio.” Entre tantas metáforas no seu texto, ele afirma algo que chega a ser fenomenal. Ele diz que entre tantas frases, de tantos autores e livros, aquela que talvez seja a mais certa de todas é uma dita por São Tomé, que é essa citada no ínicio do texto desse blog.
Se você der só mais uma lidinha na frase, perceberá que ela indica que toda a cura está dentro de você. Que aquela angústia, aquele mal estar quando alguma coisa está fora dos padrões normais, é algo que só pode encontrar a solução dentro de você.
Que embora haja o amigo, o terapeuta, o psicanalista ou o antidepressivo, nada fará tanto efeito quanto você mesmo.
O Evangelho de São Tomé, inclusive, foi banido da Bíblia pela igreja católica. Justamente criticar-se essa idéia de que o interior fosse a cura dos nossos problemas.
E não estou aqui levantando uma discussão sobre religião ou crença.
Independente do que você acredite que possa te ajudar, a resposta que irá te acalmar infinitamente somente será a que está em você.
Você é a sua solução.
Como você encara as coisas….
Enxerga o mundo….
Lida com as situações….
Não há conselho que faça efeito, se você não está disposto a colocar na cabeça que você pode. Que tudo é depende de como você vê o que está a sua volta.
Não é que você precise sair às ruas dando gargalhadas se o seu interior está de certa forma magoado, inseguro. Mas se for preciso, por quê não sorrir?
Ou então, não pensar que os outros são a solução dos seus problemas.
Ouvir palavras reconfortantes são uma dádiva, um presente e acima de tudo um incentivo. Mas elas estão ali como um apoio para que você crie os degraus a partir delas.
Só as palavras…sozinhas…não dão suporte a ninguém.
Sábio Tomé….
“….trazes à tona o que está dentro de ti, e o que está dentro de ti te salvará….”
Isso é bem o espírito da maioria das filosofias orientais (digo maioria, pois não conheço todas, hehehe).>>Ao contrário das ocidentais, onde muito do que somos é fruto apenas do que nos rodeia, o Oriente sempre diz que tudo o que você precisa está dentro de você. Todas as dúvidas e angústias é você quem cria.>>Naturalmente culpamos o outro. O sistema. O chefe. O colega invejoso. O acaso. O destino.>>Não sejamos ingênuos a ponto de pensar que tudo de ruim que acontece conosco é resultado do que transmitimos ao meio. Senão, não sei dizer qual pecado os iraquianos cometeram. >>E, voltando o pensamento a nós mesmos, excluindo nosso ego narcísico, podemos nos enxergar… de verdade. E, como você cita, reparar que tudo o que precisamos é de nós mesmos.
Um dia vc me disse q só eu poderia determinar minha própria felicidade. E vc estava certa! >>É sempre mto bom ler seu blog minha ternura, transmite uma paz incrível!>>Bjao
eu super acredito que somos nós o elixir que nos fortalece e nos faz superar atropelos e as desavenças que surgem na vida.
Com uma frequência incrível, percebi q tds os problemas q eu “crio’ são de total responsabilidade minha Amoreco…. Realmente não é fácil assumir q a gnt determina o rumo da nossa própria vida!>Mas é mto fácil perceber q é tão simples superar qualquer dificuldade qdo estamos cercadas de pessoas boas, como vc!!!!>>Te amo mto… vc faz parte desse meu simplório coraçãozinho aqui!!!>>Bjinho
Trago à tona o meu amor por vc!!!!!!!!!!!!!!!!!!! >>;)
Amor da minha vida! Vc mudou sua foto do perfil do blog! Que lindaaaaaaaaaaaaaa!!!Ficou muito boa! Bjinhos pra vc!