A cura

“Se trazes à tona o que está dentro de ti, o que está dentro de ti te salvará,

Se não trazes à tona, o que está dentro de ti, o que não está dentro de ti, te destruirá”.

Peço para que você leia de novo essa frase aí em cima.
E mais uma vez, lentamente…..

O ser humano passa por uma série conflitos.

Lida com as contas, com a saudade, com as amizades, com o trabalho, com o amor…
E esse ainda é só o começo. Ainda há o medo, as incertezas e a dúvida.

Nick Tosches, é um escritor que ficou famoso pelo seu livro “A última casa de Ópio.” Entre tantas metáforas no seu texto, ele afirma algo que chega a ser fenomenal. Ele diz que entre tantas frases, de tantos autores e livros, aquela que talvez seja a mais certa de todas é uma dita por São Tomé, que é essa citada no ínicio do texto desse blog.

Se você der só mais uma lidinha na frase, perceberá que ela indica que toda a cura está dentro de você. Que aquela angústia, aquele mal estar quando alguma coisa está fora dos padrões normais, é algo que só pode encontrar a solução dentro de você.

Que embora haja o amigo, o terapeuta, o psicanalista ou o antidepressivo, nada fará tanto efeito quanto você mesmo.

O Evangelho de São Tomé, inclusive, foi banido da Bíblia pela igreja católica. Justamente criticar-se essa idéia de que o interior fosse a cura dos nossos problemas.
E não estou aqui levantando uma discussão sobre religião ou crença.

Independente do que você acredite que possa te ajudar, a resposta que irá te acalmar infinitamente somente será a que está em você.

Você é a sua solução.
Como você encara as coisas….
Enxerga o mundo….
Lida com as situações….

Não há conselho que faça efeito, se você não está disposto a colocar na cabeça que você pode. Que tudo é depende de como você vê o que está a sua volta.
Não é que você precise sair às ruas dando gargalhadas se o seu interior está de certa forma magoado, inseguro. Mas se for preciso, por quê não sorrir?

Ou então, não pensar que os outros são a solução dos seus problemas.
Ouvir palavras reconfortantes são uma dádiva, um presente e acima de tudo um incentivo. Mas elas estão ali como um apoio para que você crie os degraus a partir delas.

Só as palavras…sozinhas…não dão suporte a ninguém.

E assim…na teoria, parece mesmo fácil, quando na prática você está dizendo que não é.
Mas pense de fato.
Você é a sua vida. A sua vida transmite o que você é.
Você é o seu interior. O seu interior é a cura.

Sábio Tomé….

“….trazes à tona o que está dentro de ti, e o que está dentro de ti te salvará….”

Anúncios

6 comentários sobre “

  1. Isso é bem o espírito da maioria das filosofias orientais (digo maioria, pois não conheço todas, hehehe).Ao contrário das ocidentais, onde muito do que somos é fruto apenas do que nos rodeia, o Oriente sempre diz que tudo o que você precisa está dentro de você. Todas as dúvidas e angústias é você quem cria.Naturalmente culpamos o outro. O sistema. O chefe. O colega invejoso. O acaso. O destino.Não sejamos ingênuos a ponto de pensar que tudo de ruim que acontece conosco é resultado do que transmitimos ao meio. Senão, não sei dizer qual pecado os iraquianos cometeram. E, voltando o pensamento a nós mesmos, excluindo nosso ego narcísico, podemos nos enxergar… de verdade. E, como você cita, reparar que tudo o que precisamos é de nós mesmos.

  2. Um dia vc me disse q só eu poderia determinar minha própria felicidade. E vc estava certa! É sempre mto bom ler seu blog minha ternura, transmite uma paz incrível!Bjao

  3. eu super acredito que somos nós o elixir que nos fortalece e nos faz superar atropelos e as desavenças que surgem na vida.

  4. Com uma frequência incrível, percebi q tds os problemas q eu “crio’ são de total responsabilidade minha Amoreco…. Realmente não é fácil assumir q a gnt determina o rumo da nossa própria vida!Mas é mto fácil perceber q é tão simples superar qualquer dificuldade qdo estamos cercadas de pessoas boas, como vc!!!!Te amo mto… vc faz parte desse meu simplório coraçãozinho aqui!!!Bjinho

  5. Amor da minha vida! Vc mudou sua foto do perfil do blog! Que lindaaaaaaaaaaaaaa!!!Ficou muito boa! Bjinhos pra vc!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s