Por quê tanta gente quer ser jornalista?

Com o título deste post, Ricardo Kotcho começou o seu texto na revista Brasileiros .

Para quem quiser ler tudo, é só clicar no link.

Eu separo aqui, algumas partes do texto.

O jornalista inicia seu raciocínio com uma pergunta um tanto quanto intrigante:
por que tanta gente quer ser jornalista, exatamente neste momento em que se anuncia a morte dos jornais e a nossa profissão é tão criticada pelo conjunto da sociedade?

Escolher fazer jornalismo é diferente do que decidir seguir Medicina ou Direito, por exemplo.

E não falo pelo curso e conteúdo em si, mas porque exige-se do recém jornalista que ele tenha contato com a profissão muito antes da faculdade. Não se espera de um futuro médico, que antes de entrar na faculdade, já tenha feito curativos em parentes ou assistido a cirurgias em hospitais da região.

Mas do estudante de jornalismo, espera-se que ele já tenha escrito para o jornal da sua cidade, tenha um blog, reportagens publicadas e uma agenda cheia de contatos. Não fazer estágio na faculdade de jornalismo então, é marcar bobeira.
Aconselho, inclusive, que o estágio comece logo no primeiro ano do curso; diferente de outras faculdades em que não há problemas em iniciar o primeiro trabalho no terceiro ano.

Pode parecer assustador mas ao fim do curso, é preferível também que o estudante já que tenha em mente suas áreas de interesse, e (muita) experiência em pelo menos uma área (web/impresso/rádio/tv).

Com o mercado competitivo, ganha quem tiver um bom currículo em mãos.

E surge novamente a pergunta: Por quê tanta gente quer ser jornalista?

Para Kotcho “aquela velha história de idealismo, compromisso social, mudar o mundo, e todos os sonhos dos (seus) tempos de estudante, acabou. A grande maioria quer mesmo é se dar bem, fazer sucesso e ganhar uma boa grana, sem saber como.”

Não acho que quem faz jornalismo, pensa em ganhar muito dinheiro. Não vou cair na questão se o jornalista ganha bem ou não, mas o fato é que esse definitivamente não é um dos atrativos da profissão.

Talvez nem todos os estudantes pensem no idealismo da profissão, mas o mínimo que se espera é que este aluno tenha vontade de prestar um serviço a sociedade: a de levar informação e conhecimento de maneira ética e competente.

Nem todos têm essa vontade, mas aqueles que querem o ‘sucesso’ (o que para esta jornalista é igual a ‘ser feliz’ ) não há como atingí-lo sem motivar-se pelo desejo de informar o público.

E afinal, Por quê tanta gente quer ser jornalista?
Muitos vão mesmo pelo brilho da profissão, pela vontade do ‘aparecer’. Outros começam sem saber e acabam descobrindo ao longo do tempo, ou então desistem e seguem outro caminho.

De tudo, resta uma coisa. Hoje, mas do que qualquer época, as possiblidades para um recém-formado são diversas. A internet trouxe opções para o jornalista ser o dono do seu negócio.

Quem quer mesmo ser jornalista, tem vontade de trabalhar e se arrisca, jamais ficará sem emprego. Pelo menos não por muito tempo.
Anúncios

2 comentários sobre “Por quê tanta gente quer ser jornalista?

  1. e eu, que quase nunca apareço por aqui, caio no dia certo pra poder dizer que você escolheu jornalismo porque TINHA de ser. daquelas pessoas que nasceram pra coisa, no fim das contas.
    clarinha, história de sucessooo!
    beijo, menina!

    Aline (Scátola, no caso)

  2. eu sempre quis ser jornalista,meu maior sonho.Mas não tenho condiçôes financeiras para pagar uma faculdade no futuro.Meu objetivo é de estudar e conseguir sozinho,mais sei que jornalismo é uma area muito competitiva no mercado de trabalho.eu precisava de algumas dicas para que eu possa começar des de cedo a me garantir,a garantir meu sonho,vontade não falta.Disso,eu tenho certeza!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s