Por que John Lennon acabou com os Beatles?

Pretensão, hein? Mas já que se ganha o leitor pelo título, me arrisco nesse e vou em frente.

A biografia do John Lennon foi o livro que mais demorei para ler em toda minha vida (até agora).
Ganhei de aniversário no ano passado e arrastei sua leitura por quase um ano passando livros e contos na frente da obra.

A demora não foi pelo tédio da história, muito bem narrada por Philip Norman que surpreende (em todos os momentos) pela riqueza de detalhes. Dá vontade mesmo de ler um livro só sobre os bastidores desse trabalho impressionante.

O fato é que eu estava ansiosíssima pela chegada da parte em que Lennon inicia a formação dos Beatles e enquanto esse trecho não se iniciava eu não o lia com tanta empolgação.

Nunca ouvi muito Beatles. A minha infância se deu mais por MPB do que por qualquer outra coisa. Meu pai não tinha a coleção do grupo em casa e apesar de conhecer muitas músicas deles, passei a me interessar mais por eles após ler a biografia do cantor e a partir daí gostar de pesquisar tudo sobre o assunto.

O fato é que eu sempre ouvi todo mundo o tempo todo se perguntando porque os Beatles acabaram. A biografia deixa clara que a vontade inicial partiu de Lennon e não acho que Yoko tenha tanto a ver com isso como falam.

O que me pareceu mesmo foi que Lennon se cansou. Um cansaço que parece impossível de acontecer quando se trata da euforia e sucesso que acompanhava os Beatles o tempo todo. Mas um cansaço que acontece com todas as pessoas em algum (ou alguns) momentos da vida.

Sabe a vontade de mudança? Aquela que chega dizendo – o seu tempo acabou!

Aquela que muita gente percebe mas finge que não vê. Ou até enxerga mas não tem para onde correr. Sabe quando a gente quer mudar? De música, de emprego, de casamento, de cidade.

John Lennon se cansou. Da gritaria, da banda, da mesmice. Por mais brilhante e sensacional que fosse para todos, era ele quem estava na história e só ele podia tomar as decisões sobre a sua vida.

A questão não se resume a isso pois Lennon não era um dos sujeitos mais compreensíveis que já existiu. Mas não acho que o fim do Beatles é tão complexa quanto parece. Pode ter sido apenas uma decisão, e só.

Anúncios

9 comentários sobre “Por que John Lennon acabou com os Beatles?

  1. Concordo com você que ele talvez estivesse se cansado um pouco daquela histeria que os Beatles viviam e queria andar por outros caminhos, mas é inegável a participação negativa da Yoko nessa história. Ela simplesmente criou um clima ruim entre aqueles que eram “amigos” há anos. Enfim, foi a fome com a vontade de comer…

  2. Eu cresci ouvindo Beatles e até hoje escuto de vez em quando. Nunca acreditei que a Yoko fosse a razão para o fim da banda. A verdade é que, infelizmente, as pessoas realmente cansam do que têm – por melhor que seja. Talvez, se Lennon não tivesse morrido tão cedo, os Beatles tivessem feito um revival como tantas grandes bandas fizeram/fazem/vao fazer… vai saber?

    Beijo

  3. É uma pena que os Beatles tenham acabado tão rapidamente. Como fã recente que sou (tenho menos de três anos de “devoção” ao quarteto de Liverpool), não posso falar com a propriedade dos fãs de velha data. Mas só de escutar as músicas, fico imaginando o que eles teriam feito se ficassem mais tempo juntos.

  4. Não li o livro e pouco sei da história toda, mas acho que Lennon foi inteligente. Acabou com o grupo no “auge” do sucesso, da euforia, da beatlemania para que o grupo fosse lembrado pra sempre como aquele “que deu certo”! Talvez tenha sido coerente em sua decisão, e a tenha tomado no momento exato, ao invés de aguardar o sucesso acabar, a inspiração passar e a amizade do grupo se perder. …
    Acho que pra ele, o importante foi preservar o momento, congelar a cena, e o restante…let it be…

  5. John Lennon era um genio e tinha uma visão diferente dos outros beatles poriso ele se cansou da banda, ainda que ela fose a maior banda de todos os tempos para ele di nada adiantava

  6. Alguns famosos em diversos ramos deixaram seus postos no ápice da carreira. Entre eles destacam-se Tenistas (Björn Borg), Enxadristas (Robert James Ficher, Gary Kaspavov), futebol (Pelé), etc. Mas cada caso deve ser analisado separadamente. Os integrantes do Beatles estavam muito bem financeiramente e seu lider genioso John, queria unir o útil ao agradável, deixando a banda que estava no auge, o que iria garantir ainda muitas vendas de discos e se estabilizar em sua privacidade com a Yoko. Mas o efeito colateral foi ele esquecer que era celebridade de “peso” que nunca iria ter sua tão sonhada privacidade e vida normal. Sendo assim ele não tomou os cuidados que deveria e foi assassinado por um louco…

  7. pode ser que eu esteja enganado, mas creio que ele tinha inveja do excesso de talento do Paul McCartney, pois andou fazendo comentários depreciativos sobre as canções :Obladi, obladá e When I’m sixty tour, tipo: “Eu jamais faria uma canção dessa…”. Teria depreciado também And I love her.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s