por que as pessoas dizem onde elas estão no facebook?

esses dias eu utilizei o foursquare – um aplicativo que vinculado ao facebook – mostra exatamente o lugar em que você está do país ou do mundo. minutos depois, um amigo comentou: por que as pessoas divulgam nas redes sociais, onde elas estão?

fiquei a pensar sobre isso quando a resposta veio de supetão: ora, pelo mesmo motivo que elas colocam todas as outras coisas!
as fotos do novo corte de cabelo, as férias em família, as primeiras experiências no exterior, as músicas favoritas, as citações de livros, os conselhos recebidos e as frases de efeitos pelos amores frustados e pela esperança de um recomeço.

é de fato de se estranhar por que raios compartilhamos opiniões sobre o futebol, mma, política e polícia, sem ninguém ter perguntado. e é estranho pensar que deixamos à mostra o status do nosso relacionamento como se fôssemos celebridades esquecidas mas que não podem deixar de avisar que, por vezes se fazem solteiras e por outras tantas, enroladas, casadas e numa felicidade sem fim.

ontem – naquele sábado chuvoso – dez pessoas divulgaram na minha linha do tempo, as fotos do arco-íris que apareceu no céu de são paulo. mas se ele era tão bonito, por que sua beleza não foi o bastante apenas para elas?

eu quero entender o motivo pelo qual fazemos tudo isso. e a cada vez que eu penso a respeito o que me vem à cabeça é que a vida e apenas ela, não é suficiente. e esta pode ser uma das razões pela qual dizemos onde estamos, dividimos os pratos das refeições, as festas bonitas, os novos óculos comprados, o talento para tocar violão, a facilidade em conversar em inglês e e o alívio de ter a vida mais realizada que alguém poderia querer.

há!
vivenciar e sentir em profundidade não é suficiente. ir até o canadá, receber uma promoção da chefia, ganhar flores do grande amor. isso tudo tem que estar lá registrado, no instagram, com o efeito preto e branco para que tudo isso pareça ainda mais romântico, excitante e provoque uma invejinha quase sem malícia.

isso tudo somos nós, meus amigos. e quem é que vai dizer que tá errado? que é irônico? o dia a dia não é o bastante. e essa é a forma atual que encontramos para deixar a rotina e as angústias um pouco mais brandas, em fogo baixo, cozinhando como a de todo mundo.

o ser humano não é um tão certinho assim – ele é cheio de defeitos, de chatices e manias. não se dispõe a ouvir com paciência os problemas alheios e não se faz tão contente com o momento presente. ninguém é tão realizado quanto parece. sempre falta. it’s no enough. pelo bem e pelo mal, é assim.

mas se no meio de tantas coisas, nós percebemos que no facebook, existe a possibilidade de nos tornarmos um pouco mais interessantes e interessados. por que não? no final, tudo acaba se tornando uma troca entre pessoas que, embora tenham gostos e hábitos tão diferentes, se identificam em uma mesma ação: a de mostrar, o tempo todo, o que estamos fazendo.

*a foto é daqui. 

Anúncios

11 comentários sobre “por que as pessoas dizem onde elas estão no facebook?

  1. E precisa dizer mais alguma coisa? Tu disse TUDO no texto, Claritcha.

    Entretanto, confesso que algumas vezes eu fujo da regra. Tenho uma mente meio antiquada, um pouco anos 80, apesar de ter apenas vinte anos.

    Às vezes eu viajo para algum lugar bacana, falo com alguma pessoa que me faz muito feliz ou ainda ouço alguma música que gosto muito…

    …porém, não compartilho no Facebook, no Twitter ou qualquer outra rede social. A palavra “PRIVACIDADE” me parece muito atraente, certas vezes. E eu ainda prezo por ela em algumas coisas.

    Beijos!

  2. embora pense exatamente o contrário, e tenha ficado bastante incomodado, ou surpreso, de ler dos seus dedos de que a vida não é o bastante – fico feliz que minha pergunta tenha lhe gerado reflexão. quem sabe um dia eu não escreva algo em resposta.. um beijo!

    • obrigada, querido.
      neste texto não entro no mérito das redes sociais proporcionarem divulgação de conteúdo e serem ótimas como ferramentas de contato. o ponto é mesmo outro. mas aí qualquer dia a gente conversa melhor ;) beijos.

      • oi! nem eu entro nesse mérito. quando te questionei sobre publicar sua localização, quis saber se de fato há alguma relevância em dizermos ao vento, para tudo e para todos, cada átomo de nossa liberdade. Não questiono a ferramente – redes sociais, sites ou a internet em si – mas a forma como temos usado tudo isso. “A vida não é o bastante”, você disse. Será que não é ao contrário? Será que não é a vida que está sobrando e nos escapando pelas mãos e, assustados com nossa incapacidade de abraçá-la, estamos nos
        distanciando dela?

        vale fechar o facebook e pensar.

  3. Primeiro, belo texto Clarinha.

    Sobre a “vida não ser boa o bastante”, acredito que a vida é tão exorbitante, tão o bastante que compartilhamos, vislumbrados. Se não fosse, não teríamos amigos. Não mostraríamos nossas fotos de viagens e afins a eles, coisa já fazíamos antes das redes sociais. Só que no papel.

    Ah, sobre a pergunta principal, para mim faz sentido saber coisas com algum propósito. Se digo que estou em um bar ou uma festa, de repente, é uma forma de convidar os meus amigos. Agora, publicar que está almoçando ao lado do trabalho seria uma espécie carência, insegurança de estar só ou sei lá o quê….rs

    Talvez um problema seja que nossos amigos virtuais não são tão amigos e por isso não seja interessante se estão ou não no bar. (para isso serve aquela ferramenta do face, posso ter seu contato sem saber onde almoça…)

    beijos,

    Gi Godoi

    • Muito obrigada gi, você é uma querida!
      legal conhecer seu ponto de vista sobre isso.
      gosto da ideia de compartilharmos os bons momentos, me incomoda um pouco o fato de termos um monte de pessoas no facebook que ficarão só por lá mesmo, não as veremos nunca. a gente compartilha tantas coisas que, de fato, não são compartilhadas.

      obrigada, beijos.

  4. Pingback: felicidade em rede social | …Às Claras….

  5. Pingback: aforismo da noite | …Às Claras….

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s