felicidade em rede social

Medianeiras é filme obrigatório. E feito para ser revisto todos os anos.
Passeando por blogs, caí em um deles que publicou um texto de uma escritora chamada Carla Heitgen – falando justamente sobre a película. O texto dela é bacana, mas esta parte destacada abaixo é ótima:

Criamos um perfil e uma persona que dificilmente sobreviveria a um primeiro encontro. 529 imagens de festas, 325 fotos de viagens, 27 de pratos de comida, uma abundância de sorrisos e pontos de exclamação  e nenhum registro de você sozinho, de pijama, sábado à noite, devorando um pote de sorvete. Aceite, seu perfil é bem mais legal que você.

Falando com uma amiga sobre isso, ela me disse: sabe que eu tenho medo disso – de ser mais interessante nas redes sociais do que na vida real. Bingo. Somos assim mesmo. Muito mais interessantes no facebook do que no caminho vazio de volta pra casa; do que no sofá tomando sopa quente para curar um resfriado; do que um pijama velho vestido num sábado à noite. Rede social é feita de beleza, praia e sorrisos. A maquiagem lá não borra. Tô linda na foto do meu perfil. Nem parece a pessoa que ficou o dia todo espirrando por causa de uma dor de garganta adquirida no fim de semana. Eu tô sempre cheia de amigos lá também, meu álbum de fotos é animado. Festas e viagem. Vida social sem furos, sem foras, tudo perfeito. Somos assim, amigos. Sociáveis.

Só que a vida mesma, esta de hoje, é em muitas das vezes, sofá, tv, sopa e solidão.

Se você gostou desse post, vai querer ler este também:
Por que as pessoas dizem onde elas estão no facebook? 

Anúncios

7 comentários sobre “felicidade em rede social

  1. Olá, Clara! Graças à sua citação, meu blog, o Nicotine Girl, está recebendo várias visitas desde ontem, a maioria redirecionada de sua página. Seu blog é excelente e obrigada pela visita e menção à minha amiga Carla. Abraços!

  2. Ola Clara, estou explodindo de felicidade . descobri agora esse seu blog. sou mega fã do Aperitivos e gostei muito de descobrir esse lado individual de cada um que pra minha surpresa é espetacular, e essa junção de 1+1 não poderia ser menos que esse sucesso. Ja vi o site tbm e amei…
    Meus parabéns

  3. Clara, você já colocou em um porta retrato alguma foto de você sozinha tomando sorvete num sábado a noite com a cara toda amassada?
    Então… é assim que encaro meus albuns do facebook (apesar de não postar tantas fotos assim, ao mesmo passo que não tenho porta retratos), é apenas um local para eu guardar memórias boas… claro que há o exibicionismo e o mostrar-se interessante, mas pelo menos para mim, essa é não é a principal utilidade e nem a que me faz postar as fotos lá… a primeira é de fato ter um local para guardar minhas memórias… ainda mais eu que consigo esquecer de tudo o que fiz no último ano, até das coisas mais legais e dos momentos mais felizes…
    será que não temos mais pessoas que se utilizam do facebook para isso? ou será que não passa de puro exibicionismo?
    Enfim…
    por último gostaria de dizer que, de fato, todo mundo é muito mais legal e feliz se olharmos superficialmente… todo mundo é mais rico, mais bonito e mais feliz na balada… ou seja, essa “máscara” de felicidade não advém do Facebook… na verdade ela sempre existiu… entendeu o ponto em que quis chegar?
    Bjos, saudade de você e você tá um sucesso! rs rs fico muito feliz com isso, torço muito por você!! você merece!

  4. Pingback: aforismo da noite | …Às Claras….

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s