soltem os pássaros.eles querem voar.

Captura de tela 2012-12-05 às 22.53.24

Não me chame para visitá-lo se você tiver um pássaro dentro de uma gaiola. Um papagaio, um canário, uma maritaca que seja. Por favor, não me chame. Vamos tomar o vinho em outro lugar, jantar aqui em casa mesmo ou conversar em algum parque por perto.
Eu não gosto de pássaros na gaiola.
No momento em que conhecê-lo eu vou sorrir, achar graça do seu canto tristonho e perguntar a você com qual nome batizou o bicho. Mas com sinceridade, eu acho chato. Tenho pena. Fico mais triste que ele.

Pássaros em gaiolas são privados de realizar aquilo que nasceram para fazer. Voar. É um cortar de asas. Uma meia morte. É como diz valter hugo mãe: vamos levar-lhe os braços e as pernas, vamos levar-lhe os olhos e perderá a voz, talvez lhe deixemos os pulmões, mas teremos de levar o coração, e lamentamos muito, mas não lhe será permitida qualquer felicidade de agora em diante.

Soltem os pássaros. Eles estão há tanto tempo recebendo a comida no horário certo, um cafuné distante pela grade e um espaço previsivelmente confortável que se esqueceram de suas asas – fortes e grandes o bastante para sentir outros lugares, outras possibilidades, a cidade, o campo, o espaço cheio de ar pedindo para que eles o respirem.

Soltem os pássaros.
Nós queremos voar.

Anúncios

5 comentários sobre “soltem os pássaros.eles querem voar.

  1. Clara, eu sou suspeita pra falar (tenho um calopsita em casa) mas acredito que não é bem por aí. Eu sou veemente contra tirar pássaro da natureza e domestica-lo e assim como você acho que ele levará uma vida triste e solitária, mas veja bem, eu falo daqueles pássaros que são livres e vivem livres e não daqueles que já nasceram em cativeiro e tiveram desde sempre a comida dada na mão. Esses não sabem viver na natureza, não sabem caçar, procurar alimentos sozinhos, se esconder do perigo ou fugir e morrerão facilmente e solta-los seria um ato de covardia e até crueldade ao meu ver. Minha calopsita é uma ave alegre que recebe amor, carinho, cuidado, alimento de qualidade e visitas rotineiras ao veterinário. Ela já nasceu em cativeiro (autorizado pelo ibama, tenho certificado e tudo) e a sua gaiolinha fica aberta durante o dia e ela gosta mesmo é de se empoleirar no meu pé, eu aparo as suas asas sim para que ela não se machuque mas ela consegue ainda voar pequenas distâncias (diferentemente do que as pessoas que não tem pássaros imaginam, ela não foi transformada em um cachorro). Eu respeito a sua opinião de não gostar de pássaros em gaiolas mas não acho que sejam todos tristonhos. Se você viesse a minha casa tomar um vinho se espantaria ao ver o quanto é feliz e carinhosa. Um beijo, Thaynara.

    • Thaynara, muito obrigada! Lindo o seu comentário, imagino que sim, sua calopsita deve ser muito feliz com o amor e carinho que recebe. Não falo desses bichos, falo dos que – desde filhotes – poderiam seguir uma vida ao ar livre. Também conheço pessoas que, como você, tem pássaros que são soltos dentro de casa e não teriam condição de viver no ambiente externo. Faço também com esse texto uma metáfora com as pessoas que se acostumam a uma situação de conforto e dali não saem mais. Muito obrigada pelas palavras. Grande beijo e por favor, apareça sempre por aqui.

    • Thaynara, e você acha que é amor criar um bicho no meio da sua poeira e selva de concreto ??? Se você gostasse mesmo de calopsitas você jamais teria comprado uma!!!! Não me venha com esse papinho alienado de “ela gosta de ficar no meu pé”, claro que gosta,oq mais ela conhece? Animais que convivem com seres humanos são 100% mais propensos a doenças e stress ! Nós deveríamos aprender a nos adaptar a natureza e não força-la a adaptar-se a nós! O planeta é quem manda, voce é natural, acorde.

      • Oi Ana Nazaré.. acho que é amor sim cria-la na minha poeira e selva de concreto como vc mesma disse.. Qual seria a sua sugestão para aqueles pássaros que já nasceram em cativeiro? para criticar tanto vc deve ter uma solução muito brilhante! Solta-las na natureza, simples assim? e elas que não saberiam se defender de predadores, procurar abrigo ou comida morreriam. Mas tudo bem ne? afinal, elas estão na natureza. Por favor..pense antes de ser tão rude e agressiva de graça com as pessoas. A única alienação que estou vendo é a sua mesma..que sequer consegue estabelecer uma conversa civilizada com alguém. Você pode sim expressar sua opinião mas não é porque está escondida atrás de uma tela de computador que isso te permite ser grossa. Espero que dê tudo certo na sua vida. Beijos

  2. PELO AMOR DE DEUS VAMOS FAZER UMA CAMPANHA PARA NÃO PRENDER PÁSSAROS. É UMA MONSTRUOSIDADE. MOSTRA A FACE FEIA DO SER HUMANO. CHEGA A SER RIDÍCULO TANTA MALDADE

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s