O comer e beber é mais do que um cafézinho


Era um dia em que eu estava no papel de personagem, e não de jornalista. Eu acabara de conhecer o repórter e, com uma câmera, ele me entrevistou sobre uma peça de teatro no Sesc Belenzinho. Gravamos uma parte do bate-papo e no intervalo ele disse: “te pago um café”. Sentei uma das mesinhas simpáticas do terraço e então ele voltou com os nossos cafés, um pedaço de bolo e dois garfos. Eu não pedi bolo. Mas ainda assim ele sugeriu que dividíssemos durante a prosa. Eu gosto disso. De não frescura. De dividir pedaço de bolo com quem acabei de conhecer. Provei o doce, ele tomou o café e estendemos um papo sobre equipamento audiovisual e outras coisas. Foi bom.

O dia acabou e um amigo ligou: “vem comer pastel e tomar cerveja aqui em casa?”. Nunca tinha ido comer pastel na casa de alguém durante meus 8 anos de São Paulo. Vamos. Estava tarde, e o carro do repórter ali de cima me deu uma carona. Cheguei e lá estavam 4 amigos. Um deles terminava de fazer o pastel na mesa e fechar os cantinhos da massa com catupiry, que teimava em sair. Dividimos as latinhas, bebemos e fritamos uns 15 deles. Em poucos minutos ficaram prontos para que todos juntos nos arrumássemos em banquinhos e cadeiras para, em torno de uma mesa, falarmos sobre demissões, voltas, partidas, mudanças de emprego e vida em são paulo. O ato de colocar pimenta a cada mordida, saborear devagar, abrir o paladar para as sensações e conversas…foi um ótimo fim de sábado.

E é nisso que eu insisto. As coisas não são separadas. Conversar sem comer ou beber é possível? Sim, é. Mas não com as mesmas sensações. Comer e beber sem conversar, pode? Claro. Mas é menos prazeroso e mais mecânico. Eu gosto deste vídeo que fizemos acima porque eu sinto algo e sei que este momento se repete em minha vida todos os dias – em encontros ao acaso, nos restaurantes com amigos, aqui em casa com a minha irmã ou no boteco da esquina. Eu falo, gesticulo, penso e provo vinhos, água, cerveja, pastéis, pizzas e bolinhos caseiros feitos com amor. Nunca é só um cafézinho.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s